terça-feira, 15 de novembro de 2011

Foste fiel em coisas pequenas, vem tomar parte na alegria do teu senhor.

O Evangelho deste Domingo recorda-nos que o Senhor concede a todos os seus filhos talentos preciosos para a edificação do Corpo de Cristo, a Igreja, e para a construção do Reino de Deus. Os talentos que Deus nos confia nem sempre são coisas espectaculares. Na maioria das vezes até são as coisas pequeninas, é a simplicidade de uma vida entregue aos outros, a disponibilidade para o serviço ou o empenho na construção de um determinado projecto. É aí que descobrimos os talentos que Deus nos oferece gratuitamente e que somos chamados a colocá-los ao serviço dos irmãos.

Como o servo mau, também nós temos muitas vezes a tentação de esconder os talentos que o Senhor nos concede. Escondemos, guardamos, não os pomos a render porque somos preguiçosos e não nos queremos comprometer com a gratuidade nem nos queremos cansar. Neste Domingo o Senhor interpela-nos a pôr ao serviço do Reino e dos irmãos os dons que recebemos d’Ele com a promessa de virmos um dia a tomar parte na sua alegria.

Hoje a Igreja reza particularmente pelos seminários e pelas vocações sacerdotais. Um presbítero, independentemente das suas qualidades e aptidões, é sempre um dom de Deus à comunidade, um sinal da sua misericórdia e bondade. Deus dá-nos pastores segundo o Seu coração e edifica-nos com a Palavra e os Sacramentos através do seu ministério, da sua disponibilidade para o serviço, na fecundidade dos dons recebidos e esbanjados ao serviço dos irmãos.

Rezemos pois pelos seminaristas que Deus já nos deu e peçamos ao Céu a coragem para permanecerem firmes e alegres na esperança. Ousemos ainda pedir ao Senhor que olhe para a nossa comunidade e suscite aqui muitas e santas vocações sacerdotais.


Sem comentários:

Enviar um comentário