segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora.

À medida que nos aproximamos do final do Ano Litúrgico, a Palavra de Deus recorda-nos a necessidade de estarmos disponíveis para acolher a vinda do Senhor. Hoje escutamos a Parábola das virgens prudentes e das virgens insensatas, imagem dos cristãos que aguardam o seu Esposo na fé e na esperança da sua vinda gloriosa.


Jesus fala em Parábolas para explicar o Reino de Deus e no final exorta os seus discípulos: “Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora”. Com esta parábola, Jesus deseja incutir-nos a coragem para esperarmos, sem desfalecimento, o dia da sua vinda, ao mesmo tempo que nos exorta a estar de vigia, preparados para ir ao seu encontro. A lâmpada acesa é sinal disso mesmo; ela é, para nós, sinal da fé e da vigilância.


Vigiar significa também viver apaixonadamente na demanda da verdadeira sabedoria. É essa, afinal, a experiência dos santos. Cativados por Deus, porque “a sabedoria deixa-se ver facilmente àqueles que a amam”, o seu coração não se aquieta enquanto não a encontra. Significa ainda a procura da verdadeira Luz, a do Espírito Santo, que vivendo no mais íntimo de nós mesmos, nos conduz à verdadeira festa nupcial, aquela que Deus preparou para nós na Páscoa de Jesus e que não terá fim.


Iniciamos hoje a semana de oração pelos seminários. Acolhamos este convite da Igreja e rezemos pelos seminaristas para que o Senhor lhes conceda um coração de Pastor e os prepare para alimentar as multidões com a luz da fé, a sabedoria da Palavra e a graça dos sacramentos. Rezemos pelas nossas famílias para que sejam espaço de encontro com o Senhor, para que os jovens possam encontrar aí o apelo de Deus que os chama ao serviço do seu Reino e lhes ensine a alegria de dar a vida pelos irmãos. Rezemos particularmente pelo seminarista da nossa Paróquia, o João, e pelos três seminaristas que este ano partilham a sua vida com a nossa comunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário