segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo António de Lisboa: "A linguagem é viva, quando falam as obras"









Celebramos hoje a Solenidade de Santo António, Padroeiro secundário de Portugal e Padroeiro principal da Cidade de Lisboa. Santo António nasceu em Lisboa no final do Século XII. Foi recebido entre os Cónegos Regulares de Santo Agostinho e pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos de África. Mas foi em França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação e converteu muitos homens à fé cristã. Escreveu vários sermões cheios de sabedoria e eis um extracto de em deles:





"Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. Estas várias línguas são os vários testemunhos de Cristo, como a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos com estas virtudes, quando as praticamos na nossa vida. A linguagem é viva, quando falam as obras. Calem-se, portanto, as palavras e falem as obras. De palavras estamos cheios, mas de obras vazios".

Oremos
Deus eterno e todo-poderoso, que em Santo António destes ao vosso povo um pregador insigne do Evangelho e um poderoso intercessor junto de Vós, concedei que, pelo seu auxílio, sigamos fielmente os ensinamentos da vida cristã e mereçamos a vossa protecção em todas as adversidades. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário