segunda-feira, 6 de junho de 2011

Palavras do Papa Bento XVI aos jovens reunidos em Vigília em Zagreb (4 de Junho de 2001)

Queridos amigos,
 a juventude é um tempo que o Senhor vos dá, para poderdes descobrir o significado da vida!

É o tempo dos grandes horizontes, dos sentimentos vividos com intensidade, mas também dos medos de decisões que comprometem para sempre, das dificuldades no estudo e no trabalho, das questões levantadas pelo mistério da dor e do sofrimento.

Mais ainda, este tempo estupendo da vossa vida traz consigo um anseio profundo, que não anula tudo o resto, mas eleva-o para lhe dar plenitude. No Evangelho de João, Jesus, dirigindo-Se aos seus primeiros discípulos, pergunta: «Que procurais?» (Jo 1, 38).
Queridos jovens, esta palavra, esta pergunta atravessa o tempo e o espaço, interpelando cada homem e cada mulher que se abre para a vida e procura o caminho justo... E - coisa surpreendente! - a voz de Cristo repete também a vós: «Que procurais?». Jesus fala-vos hoje: por meio do Evangelho e do Espírito Santo, Ele torna-Se vosso contemporâneo.

É Ele que vos procura, ainda antes de O procurardes vós! Respeitando plenamente a vossa liberdade, aproxima-Se de cada um de vós e propõe-Se a Si mesmo como a resposta autêntica e decisiva para aquele anseio que habita no vosso ser, para o desejo de uma vida que valha a pena ser vivida. Deixai que Ele vos tome pela mão!

Deixai-O entrar cada vez mais como amigo e companheiro do vosso caminho! Confiai n’Ele, não vos desiludirá jamais. Jesus faz-vos conhecer de perto o amor de Deus-Pai, faz-vos compreender que a vossa felicidade se realiza na amizade com Ele, na comunhão com Ele, porque fomos criados e salvos por amor e, só no amor – um amor que quer e procura o bem do outro –, experimentamos verdadeiramente o sentido da vida e sentimo-nos contentes de viver, mesmo no meio das canseiras, das provas, das desilusões, mesmo indo contra corrente.

Queridos jovens, enraizados em Cristo, podereis viver em plenitude aquilo que sois. Como sabeis, sobre este tema elaborei a minha Mensagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que nos verá reunidos no mês de Agosto em Madrid e para a qual nos encaminhamos. Parti desta expressão incisiva de São Paulo: «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé» (Col 2, 7).

Crescendo na amizade com o Senhor, através da sua Palavra, da Eucaristia e da pertença à Igreja, com a ajuda dos vossos sacerdotes, podereis testemunhar a todos a alegria de ter encontrado Aquele que sempre vos acompanha e chama a viver cheios de confiança e esperança.

O Senhor Jesus não é um Mestre que ilude os seus discípulos: diz claramente que caminhar com Ele requer o compromisso e o sacrifício pessoal, mas vale a pena! Queridos jovens, não vos deixeis desorientar por sedutoras promessas de sucesso fácil, de estilos de vida que privilegiam a fachada em detrimento da interioridade. Não cedais à tentação de depositar absoluta confiança no ter, nas coisas materiais, renunciando a enxergar a verdade que está mais além, como uma estrela alta no céu, para onde Cristo vos quer conduzir. Deixai-vos guiar para as alturas de Deus!

1 comentário:

  1. Pena que os meios de comunicação não dêem o devido destaque a certas frases do nosso Santo Papa. Num Mundo que é ditado pelas leis das audiências,pelo lucro rápido,perde-se aquele espaço necessário para parar,reflectir,pensar.
    Os jovens,categoria na qual me enquadro, em vez de serem bombardeados com vídeos de agressões,em dias consecutivos,deveriam ter oportunidade de conhecer estas palavras cheias de conteúdo.
    Hoje os jovens pouco Sonham, sem Sonho não há Futuro.

    ResponderEliminar