sexta-feira, 3 de junho de 2011

Diálogo da Ascensão do Senhor

Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.

Quarenta dias depois da Páscoa celebramos hoje a Ascensão do Senhor aos Céus e a oração colecta desta Solenidade ajuda-nos a entrar no mistério que celebramos:  “fazei-nos exultar em santa alegria e filial acção de graças, porque a ascensão de Cristo, vosso Filho, é a nossa esperança: tendo-nos precedido na glória como nossa Cabeça, para aí nos chama como membros do seu Corpo”.

Também São Paulo, na Carta aos Efésios, nos recorda a esperança a que fomos chamados. Subindo aos céus como o primogénito dos mortos, Jesus arrasta consigo todos aqueles que o Pai lhe deu. É admirável este mistério - o Verbo que estava junto do Pai desceu dos céus, fez-se homem, morreu por nós e agora, depois de ressuscitado abre-nos a possibilidade de subir aos Céus, onde Ele está sentado à direita do Pai.

A celebração da Ascensão desvela-nos assim o futuro, a meta da nossa peregrinação; não caminhamos para o fim da vida nem para o absurdo do vazio sem sentido mas para o Céu, para a vida que não tem fim, para o lugar que Jesus nos preparou junto do Pai. Esta certeza da meta feliz pode transformar toda a nossa vida com critérios novos, escolhas fecundas, passos seguros.

No Domingo passado Jesus promete aos seus discípulos um outro defensor e hoje assegura-nos que estará connosco até ao fim dos tempos. A ascensão não significa uma ausência de Deus, pelo contrário, o Senhor nunca nos abandona porque Ele é, pela ressurreição, o Senhor que domina o céu e a terra e continua presente e activo no meio de nós pelo seu Espírito que está na Igreja: na sua Palavra, nos sacramentos e na comunhão entre os irmãos. Daí a necessidade de anunciar a todos os homens que Jesus está vivo e ressuscitado, como escutávamos no Evangelho. A urgência da missão brota desta certeza de que Jesus está no meio de nós, caminha ao nosso lado até ao fim dos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário