sábado, 30 de outubro de 2010

Diálogo do XXXI Domingo do Tempo Comum

O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

O Evangelho deste Domingo narra-nos um encontro surpreendente entre Jesus e Zaqueu, chefe de publicanos. Em nome do Império Romano, Zaqueu cobrava os impostos aos judeus e ficaria com uma boa parte do dinheiro para si. Pelas funções que ocupava e pelo diálogo que mantém com Jesus, percebemos que era um homem rico, não lhe faltaria nada. O surpreendente nesta história é que, tendo ouvido falar que Jesus passaria pela cidade, Zaqueu sobe a um sicómoro para O ver! O que levaria este homem rico e poderoso a tal ousadia? Provavelmente experimentou o vazio, o sem sentido da sua existência, porque os “ídolos dos gentios têm boca e não falam”, o dinheiro, ao contrário do que prega a catequese do mundo, não traz a felicidade; diante da morte e do abismo de uma existência sem sentido o dinheiro não nos acrescenta nada e Zaqueu, experimentando a escravidão e as suas consequências, decide arriscar e procura ver Jesus.

O mais impressionante nesta história é que Jesus vê, antecipa-se e perscruta o coração de Zaqueu chamando-o: “Zaqueu, hoje devo ficar em tua casa”. É esta Palavra que Jesus nos lança - HOJE venho ao teu encontro para salvar o que estava perdido! É HOJE, AGORA, não amanhã nem quando fores velho, é HOJE que eu atravesso a Cidade para te procurar, para te chamar à vida e te arrancar das escravidões em que te encontras, da existência arrastada que te conduz ao sem sentido.

Preparamo-nos para celebrar a Solenidade de Todos os Santos! Os santos não são homens impecáveis, perfeitos, mas pecadores que se arrependeram e que, na ousadia da humildade, acolheram e aceitaram o projecto do Homem Novo. Que Eles nos ajudem a tomar a sério esta passagem que Jesus faz HOJE na nossa vida e que nos convida à conversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário