sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo

Celebramos este Domingo, no Patriarcado de Lisboam a Solenidade de São Vicente, Diácono e Mártir, Padroeiro principal da nossa Diocese.   

Invocar São Vicente é celebrar a salvação realizada na vida dos homens, salvação que não é obra do nosso esforço mas dom de Deus; é o brilho do Pai que resplandece nos seus filhos por obra e graça do Espírito Santo que nos foi dado por Jesus no dia de Pentecostes. São Vicente não é um herói mas sim um santo. celebramos por isso o triunfo de Deus na vida deste homem que derramou o seu sangue por Jesus, testemunhando a força e o poder de Deus.
Anunciar o Evangelho hoje, como sempre, é um desafio imenso porque nos convida a sair de casa, a desinstalarmo-nos das nossas comodidades. Por outro lado, sabemos que a mensagem que transportamos, a Palavra que anunciamos com a nossa humilde voz, nem sempre é bem recebida e, por isso, entrar na Evangelização é também entrar na tribulação. Mas nada tememos porque, como cantamos no Salmo, o Senhor é o nosso refúgio na tribulação e Ele vai sempre à nossa frente a preparar o caminho.
A vida e o testemunho de São Vicente interpela-nos nos dias de hoje porque também nós somos chamados ao martírio, ao testemunho de Jesus na nossa vida, em todas as praças e lugares onde encontramos irmãos sem vida porque sem Jesus.
O que nos pede hoje Deus? Que perseveremos no seu amor, na sua vida e no seu projecto e que assim O testemunhemos vivo e ressuscitado com alegria e generosidade.  Não vos preocupais com o que haveis de dizer, o Espírito do vosso Pai falará em vós. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito do Senhor que nos chama a testemunhar a sua presença no meio de nós.

A imagem é do Pintor João Filipe
 e é um pormenor do São Vicente (Basílica dos Mártires, Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário