sábado, 7 de janeiro de 2012

Prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O.

Celebramos hoje a Solenidade da Epifania do Senhor, isto é, a manifestação de Deus a todos os homens. No mistério do Natal, celebramos o amor misericordioso de Deus que desce dos Céus para se fazer um connosco - é o Emanuel que ainda contemplamos no presépio. Celebrando a sua epifania, fica-nos a certeza de que Deus se quer entregar a todos os homens, quer tornar-se presente em todas as vidas, mesmo nas mais estéreis, indiferentes ou distraídas.

Os Magos fizeram uma longa caminhada e deixaram-se guiar por uma estrela - “Ao verem a estrela, sentiram grande alegria”; nos dias de hoje, a Igreja surge como esta estrela que nos conduz ao Senhor, que nos aponta para Jesus. É bem verdade, nós também temos uma estrela que nos convida, dia após dia, a percorrer o caminho da fé e da graça. Os Magos sentiram uma grande alegria ao ver a estrela que os conduzia a Jesus, e nós? Deixamo-nos conduzir por esta estrela que nos proporciona um encontro verdadeiro com Deus ou corremos atrás dos pequenos astros, mais efémeros e barulhentos, que só nos distraem porque não conduzem à verdadeira vida, a vida eterna que Jesus nos quer oferecer em cada Natal?

Ao ver Jesus, os Magos prostraram-se diante d’Ele! Encontraram o seu Senhor! Neste Natal o Senhor vem mais uma vez ao nosso encontro e mostra-se disponível para nos acompanhar, mesmo no meio das crises e das tribulações, convida-nos a reconhecer n’Ele a única fonte da esperança e da vida. E nós, queremos mesmo esta aliança de amor que Deus tem para nos oferecer hoje? Estaremos dispostos a viver a partir do projecto de salvação que Deus nos oferece em Jesus Cristo, na Igreja?

Coragem irmãos! Neste novo Ano da graça procuremos a estrela que nos conduz ao encontro com Deus e não deixemos que o brilho efémero do mundo nos desvie do verdadeiro caminho da vida, Jesus Cristo, nosso Senhor!


Sem comentários:

Enviar um comentário