sexta-feira, 20 de maio de 2011

Diálogo do V Domingo da Páscoa

Quem Me vê, vê o Pai.

Ao pedido de Filipe, “mostra-nos o Pai”, Jesus responde desapontado com a incredulidade do Apóstolo: “Filipe, há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces? Quem Me vê, vê o Pai”. Na Páscoa, Jesus mostra definitivamente o rosto do Pai e conduz-nos até Ele. É por isso que acrescenta: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. O caminho que conduz ao Pai é o próprio Jesus e o segredo desse caminho está na intimidade com o Filho de Deus. Unidos a Ele e ao caminho que nos propõe podemos ver o Pai; Ele  é também a verdade que nos alimenta e sustém na relação com o Pai e ainda a vida oferecida que podemos já experimentar mas que será plenamente alcançada nas alegrias eternas.

No Evangelho deste Domingo percebemo-nos nas mãos de Deus porque Jesus assegura que nos prepara um lugar junto do Pai. Hoje dá-nos o Espírito Santo, na Igreja, que nos lança para as mesmas obras de Jesus, obras de vida eterna, obras da Páscoa. Sempre que saímos da nossa vontade e nos dispomos a servir a comunidade e os irmãos estamos a participar nas obras de Jesus e cumprimos esta Palavra: “Quem acredita em Mim fará as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores”.

São Pedro, na segunda leitura, convida-nos a olhar para a nossa missão de baptizados: “Vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção deste templo espiritual, para constituirdes um sacerdócio santo”. Desde o dia do nosso baptismo que mergulhámos em Jesus Cristo vivo e ressuscitado e, por isso mesmo, somos participantes da sua missão. Como me tenho disposto para ela? Sou mais um consumidor da comunidade ou procuro servi-la livre e gratuitamente, oferecendo as minhas forças e a minha disponibilidade para a construção do Reino de Deus, aqui em Olivais Sul? Coloquemo-nos diante de Deus e peçamos-lhe o Espírito Santo para que faça de nós servos humildes.


Sem comentários:

Enviar um comentário