sexta-feira, 6 de maio de 2011

III Domingo da Páscoa

                                Reconheceram-n’O ao partir do pão.

A Liturgia deste terceiro Domingo da Páscoa apresenta-nos Jesus Cristo ressuscitado como companheiro de peregrinação, alentando a Esperança, aquecendo o coração dos discípulos que iam a caminho de Emaús. Como os primeiros discípulos, é na celebração da Eucaristia, na fracção do Pão, que reconhecemos hoje a presença viva de Jesus: caminha connosco, fala-nos através da Escritura e alimenta-nos com o Seu Corpo e Sangue.

Também nós nos encontramos muitas vezes na situação dos discípulos de Emaús; embora reconheçamos a presença de Deus na nossa história concreta, passamos por esta vida desiludidos porque Ele parece não responder às nossas expectativas, não faz tudo como desejaríamos, por outras palavras, não faz a nossa vontade. É verdade, como estes discípulos, temos o coração duro que nem pedra e, por isso mesmo, estamos impedidos de reconhecer o Ressuscitado.

À medida que foram abrindo o coração aos sinais do Ressuscitado, os discípulos de Emaús perscrutaram a sua presença e o seu coração foi aquecendo. Também connosco pode o Senhor estar muito perto de nós e caminhar ao nosso lado e nós não O reconhecemos porque estamos à espera de O encontrar onde Ele não está.

Na Eucaristia Jesus está vivo e no meio de nós. Aqui podemos encontrá-l’O para O escutar, para O receber. Na celebração dos santos mistérios, Jesus torna-se nosso companheiro de viagem, oferece-se em alimento, mata a nossa sede de infinito.

Que todos nós o possamos reconhecer na fracção do Pão que nos alimenta e lança para a vida nova e nos permite participar no dom da Ressurreição. Só Ele mesmo nos poderá aquecer o coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário