sexta-feira, 13 de maio de 2011

Domingo IV da Páscoa - Domingo do Bom Pastor

Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância.

Celebramos hoje o quarto Domingo da Páscoa, também chamado Domingo do Bom Pastor. Partindo da já tradicional imagem do rebanho, utilizada por Deus para falar de Israel, agora, Jesus surge como o Bom Pastor que conduz as ovelhas aos prados verdejantes. Hoje, no Evangelho, Jesus diz de Si mesmo: “Eu sou a porta das ovelhas”; no mistério da Páscoa, Jesus abre a porta que nos dá acesso à eternidade, ao coração de Deus.

Jesus é a porta das ovelhas porque nos conduz ao Pai, porque nos dá acesso ao Pai, porque nos faz participantes da vida e da intimidade do Pai. É este o dom Pascal por excelência: o Bom Pastor derrubou o muro construído pelos nossos pecados e que nos separava de Deus e por isso mesmo é a Porta - “Quem entrar por Mim será salvo”.
Neste Domingo do Bom Pastor celebramos o 48º Dia Mundial de Oração pelas vocações e na mensagem para este dia, o Papa Bento XVI afirma: “também hoje, o seguimento de Cristo é exigente; significa aprender a ter o olhar fixo em Jesus, a conhecê-l’O intimamente, a escutá-l’O na Palavra e a encontrá-l’O nos sacramentos; significa aprender a conformar a própria vontade à d’Ele. O Senhor não deixa de chamar, em todas as estações da vida, para partilhar a sua missão e servir a Igreja no ministério ordenado e na vida consagrada”.
Os pastores que Deus dá à comunidade, segundo o seu coração, são sempre um sinal da misericórdia e da solicitude do próprio Deus que se faz presente na vida concreta de cada um de nós. Neste momento temos na nossa comunidade um seminarista menor, sinal de esperança e da fidelidade de Deus. Continuemos a pedir ao Senhor da Messe que passe o seu olhar por esta nossa Comunidade paroquial, pelas nossos jovens, pelas crianças e adolescentes da nossa catequese e encontre aqui terreno fértil, corações rasgados que acolham o seu chamamento à vida consagrada.

1 comentário:

  1. "Jesus abre a porta que nos dá acesso à eternidade, ao coração de Deus. "

    ResponderEliminar