sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Diálogo do XXXIII Domingo do Tempo Comum

Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.

À medida que nos vamos aproximando do final do Ano Litúrgico somos convidados pela Liturgia a meditar nas realidades últimas, no fim dos tempos. No Evangelho deste Domingo, Jesus anuncia a ruína de Jerusalém e previne os seus discípulos contra os falsos profetas; Jesus anuncia ainda que eles terão muito que sofrer mas promete-lhes a sua assistência até ao fim.

Esta Palavra não nos deve assustar, antes pelo contrário, é um convite a reconhecer em Jesus o Senhor e o Juiz da História. Não caminhamos para o acaso mas sim para a plenitude, quando “Cristo for tudo em todos” e por isso o caminho proposto conduz-nos não à destruição e ao fracasso mas à vida nova, à vida plena - por isso é uma peregrinação que somos chamados a percorrer com a cabeça levantada, cheios de alegria e esperança porque o Senhor está connosco e “pela perseverança”, isto é, pela intimidade e a relação viva com Deus, conheceremos a salvação.

Celebramos hoje o dia dos Seminários diocesanos. Na nossa Diocese existem quatro seminários que são uma fonte de esperança, sinal de que Deus não abandona o seu povo e lhe dá pastores segundo o seu coração. O padre, independentemente das suas virtudes e defeitos, é sempre um sinal da misericórdia de Deus, que nos reparte a Palavra da Vida, nos alimenta com o Corpo e o Sangue de Jesus e nos perdoa os pecados. A nossa Paróquia este ano tem um seminarista, no Seminário de Penafirme, sinal de que Deus nos visita e nos alegra com o dom da vocação. Peçamos a Deus por estes rapazes que o Senhor chamou e prepara para o ministério presbiteral e peçamos-Lhe que nos conceda pastores santos segundo o seu coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário