quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estava doente e visitaste-me (Mt 25,36). A Pastoral da Saúde na Paróquia

Ao dispormos deste meio de comunicação, que o Senhor pôs ao nosso alcance para falar d’Ele e da sua Igreja, venho dar conhecimento dum grupo que existe na nossa paróquia de N. Srª da Conceição de Olivais-Sul.

Esse grupo é o da Pastoral da Saúde. Em que consiste a Pastoral da Saúde?

A Pastoral da Saúde teve início em Fevereiro de 1985, através dum documento publicado pelo Papa João Paulo II, denominado “Dolentium Hominum”, que entre outras coisas pede que organismos e instituições se dediquem aos problemas do sofrimento humano e da saúde das populações, instituindo-se a Pastoral da Saúde.

Na nossa paróquia já em 1970 se formou um grupo denominado Serviço de Doentes, que começou por apoiar doentes no domicílio, que vinham dos hospitais e que, porque na altura existia pouco apoio técnico no domicílio, esse pequeno grupo deitou mãos à obra e assim partiu para dar inicio a essa missão de visitar e apoiar, quem pedia esse auxílio.

Com algum tempo de interregno por falta de meios técnicos e humanos, foi-se fazendo o que humanamente era possível, mas em 1991, recomeçou com maior actividade, para além das visitas no domicílio e nos hospitais, foram renovadas estas e outras actividades, tais como: O Dia Paroquial do Doente, que tem como ponto principal a Eucaristia com a celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos aos doentes presentes, precedido de encontro de convívio com lanche, entre as visitadoras, doentes e familiares. Também aos doentes no domicílio o Sacerdote leva o Sacramento da Unção. A partir desta data passou a fazer-se a Peregrinação Paroquial dos Doentes a Fátima.

Actualmente o Grupo continua a sua missão, através da sua visita aos doentes no domicílio e aos hospitais, apoio a consultas, a tratar de qualquer assunto que o doente necessite e que, porque vive só ou a família estará impossibilitada de o fazer, poderá pontualmente colaborar, mas a função principal da visitadora ao efectuar a visita é: ouvir, acompanhar o doente no seu isolamento, dizer-lhe que não está só, que o Senhor estará com ele para sempre, manifestando o Seu grande Amor que tem por todos nós. Também se o doente desejar, receberá Jesus Sacramentado, no domicílio.

Agora para que o Grupo da Pastoral da Saúde continue a sua missão na paróquia, são necessários mais elementos disponíveis física e psiquicamente, porque tem que haver espaço interior, para se dar de nós um bocadinho aos outros, não nos podemos dar aos outros se não nos despojarmos da nossa superficialidade, do nosso tempo e sobretudo do nosso amor próprio.

Mas também é preciso que os nossos paroquianos, que tenham alguém doente em casa ou no hospital, ou conhecimento de algum vizinho que queira ser visitado, nos comunique, mas tem que o doente “querer”, não se lhe pode impor a visita, mas também a família pode necessitar de apoio.

Para entrar em contacto connosco basta que se dirija ao cartório das nossas igrejas e deixar os dados necessários.

A nossa missão é estar ao dispor do doente e da família, particularmente no auxílio espiritual, quando se está em sofrimento este apoio torna-se mais importante porque a doença e a enfermidade trazem angústias acrescidas.
Saber escutar, dar tempo, estar disponível, são elementos indispensáveis à recuperação integral de quantos estão marcados pelo sofrimento.

É pois esta a função da Pastoral da Saúde e que com a ajuda do Senhor, as nossas visitadoras procuram cumprir o melhor que lhes é possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário