sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mensagem do Diálogo do I Domingo do Advento

Chegou a hora de nos levantarmos do sono,
porque a salvação está agora mais perto de nós.
                           
Iniciamos hoje o Tempo Santo do Advento e com ele surge a certeza da proximidade de Deus. Durante estes dias que antecedem o Natal do Senhor, escutaremos as promessas dos Profetas que anunciam o Messias, o Salvador. Nós já O experimentamos na nossa vida concreta, conhecemos-Lhe o rosto e sabemos que caminha connosco na história, que    não ficou escondido atrás da nuvem mas que em Cristo Jesus se revela como o Emanuel, o Deus connosco, sempre atento às nossas tribulações e disposto a dar a sua vida por nós.

Este é um tempo forte para fazermos uma aliança com o Senhor. É um tempo de combate porque somos chamados à oração mais intensa, a criar espaço para acolher o Deus Menino que nos vem salvar do pecado e da morte. Por isso escutamos com atenção a exortação de São Paulo que nos convida a despertar do sono e o Evangelho que nos chama à vigilância.

Este tempo é terrível porque o consumismo, mesmo com a crise actual, tomou conta dele e, para a maioria dos nossos contemporâneos, o Natal significa compras, presentes e comezainas. E que sinal damos nós que o Natal é outra coisa? Acolhamos as interpelações da Palavra que nos convida à vigilância, a arriscar na intimidade com o Senhor na oração e na escuta atenta das promessas que, neste ano, o Senhor que realizar e cumprir na nossa vida: caminhemos à luz do Senhor e deixemos que este Tempo Novo nos ajude a crescer mais no Senhor e a experimentar como Ele é bom

Sem comentários:

Enviar um comentário