sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mensagem do Diálogo do II Domingo do Advento

Arrependei-vos, porque está perto o Reino dos Céus.

Hoje a Liturgia do II Domingo do Advento apresenta-nos João Baptista como o Precursor, como aquele que vem à fren- te do Salvador a preparar-Lhe o caminho. Por isso o seu grito no deserto é muito claro e convida à conversão do coração, à penitência e ao arrependimento dos pecados. Neste Advento, a Igreja, pela voz e pelo testemunho do Profeta, convida-nos a rever os nossos caminhos, as opções concretas da nossa vida, a endireitar as veredas da nossa vida.

O Advento é um tempo de conversão e de aposta séria no Senhor. Na primeira leitura, Isaías anuncia um reino de paz onde “o lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito”. Tantas vezes o nosso coração é um campo de concentração onde matamos os nossos adversários, apenas porque são diferentes, porque não pensam como nós ou não fazem a nossa vontade! E é mesmo aí que Deus nos quer visitar neste Natal, é precisamente nos corações atribulados e carregados de ódio e de desespero que Deus quer nascer, na simplicidade de uma Vida que se entrega, de uma Luz que se mistura com as nossas trevas, de um Caminho que nos aponta o Céu e vence a morte e a corrupção.

Da leitura da Carta aos Romanos brota esta esperança e certeza de que Jesus veio para salvar todos os homens, para nos dar um sentido novo e pleno à nossa existência, para iluminar as nossas trevas. E é admirável que Deus não opera a salvação lá ao longe mas baixou à nossa realidade, encontrou-se com a nossa miséria, fez-Se companheiro de Viagem, o Emanuel. Que a Virgem Maria, Mulher da Promessa realizada, nos encaminhe para o Seu Filho Jesus neste Advento.

Sem comentários:

Enviar um comentário