sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mensagem do Diálogo do IV Domingo do Advento


A Virgem conceberá a dará à luz um Filho,
que será chamado Emanuel, Deus connosco.

O Tempo do Advento encaminha-se para o seu termo e, muito em breve, estaremos a celebrar a Solenidade do Natal do Senhor. Durante estes dias fomos acompanhados pelo Pro- feta Isaías que nos anunciou a vinda do Messias e pelos apelos constantes do Evangelho que nos convidaram à vigilância e à Sobriedade. Chegou agora a hora de nos perguntarmos: onde está o meu coração? o que espero de Deus neste Natal? Como preparei a minha casa para receber o Emanuel que vem ao meu encontro na fragilidade de um Menino e na precariedade do presépio?

Hoje o Evangelho aponta-nos para José e para o anúncio do anjo que vem ao seu encontro no meio da sua noite: “José, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo”. Também hoje o Senhor nos diz: não temas receber este mistério no santuário do teu coração, o Senhor quer nascer na tua vida; Ele, que é a Luz que vem do alto, quer iluminar as trevas do teu pecado, da tua tristeza e da tua indiferença.

No Natal contemplamos e adoramos o Senhor que se faz próximo de cada um de nós, próximo das nossas dúvidas, das nossas tribulações, que se propõe caminhar connosco no seio da nossa história. Este é o grande mistério do Natal: o Senhor desceu dos Céus, incarnou no seio virginal de Maria, fez-Se dom - o verdadeiro presente de Natal - para nos abrir a porta do Céu, para nos levar ao Pai.

Que a Virgem Maria nos ajude a acolher com docilidade e fecundidade a presença de Deus que quer vir ao nosso encontro neste Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário