sexta-feira, 29 de abril de 2011

Diálogo do II Domingo da Páscoa


Meu Senhor
e meu Deus!
          
Celebramos hoje o II Domingo da Páscoa e bendizemos o Senhor porque é fiel às suas promessas. Fomos visitados pelo braço forte de Yhwh que na sua infinita misericórdia se dignou ter compaixão de nós e nos fez participar na vitória do Seu Filho sobre a morte e as escravidões que dominavam o nosso coração.

Segundo uma antiga tradição, o Domingo de hoje tem o nome de Domingo in Albis porque neste dia os neófitos da Vigília Pascal vestiam mais uma vez a sua veste branca, símbolo da Luz que o Senhor lhes tinha transmitido no Baptismo. Também nós fomos envolvidos por esta Luz e agora somos convidados a fazê-la brilhar na vida quotidiana: a chama delicada da verdade e do bem que o Senhor reacendeu em nós nesta Páscoa deve ser conservada diligentemente para assim levar a este nosso mundo algo da luminosidade e da bondade de Deus.

Jesus Ressuscitado aparece hoje entre os seus discípulos e sopra sobre eles, conferindo-lhes o poder de perdoar os pecados. Neste Domingo da Divina Misericórdia damos graças a Deus porque não desiste de nós e nos dá esta possibilidade sacramental de vencer o pecado que conduz à morte. Na Luz do Ressuscitado temos a possibilidade de transpor a barreira das nossas fragilidades e do nosso pecado e entrar nesta glória que Jesus promete e oferece aos seus discípulos.

Este Domingo, o Santo Padre Bento XVI proclama ao mundo a santidade de João Paulo II. Todos nós usufruímos do ministério e da vida deste Arauto do Evangelho que nos mostrou tantas vezes o rosto misericordioso do Pai. Que o exemplo, a entrega de vida até ao fim e a intercessão do Bem-aventurado João Paulo II nos ajudem a fazer desta Páscoa um lugar de encontro feliz e fecundo com Jesus e a sua Igreja.

1 comentário:

  1. "a chama delicada da verdade e do bem que o Senhor reacendeu em nós nesta Páscoa deve ser conservada diligentemente para assim levar a este nosso mundo algo da luminosidade e da bondade de Deus"

    ResponderEliminar