sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ressonância do Evangelho

Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntavam: «Quem é Ele?” Mt. 21, 10.

Ao escutar o Evangelho deste Domingo, em que celebramos a entrada do Senhor em Jerusalém, dou por mim a pensar na entrada de Jesus na minha vida. Não me refiro aqui ao momento temporal concreto, nem à forma pela qual Deus entrou na minha história, evidentemente que esses também são episódios importantes e bons de revisitar, mas este Evangelho leva-me para um sítio diferente.

“A cidade ficou agitada” quando Jesus entrou. A chegada de Jesus não foi pacífica, muito menos indiferente. Poderá ter sido pacífica quanto à sua forma mas não na sua essência. Ao escutar este Evangelho, lembro-me que este Jesus que entra em Jerusalém, é o mesmo Jesus que entra em mim e em cada um de nós sempre que celebramos a Eucaristia, pacífico na Sua aparência mas a sua entrada agita-nos por dentro, transforma-nos, «queima-nos o coração», parafraseando os discípulos de Emaús. Neste Domingo, detenho-me nesta forma contínua pela qual Jesus entra na minha vida e faz novas todas as coisas, até sem eu dar por isso.

Leandro Morgado
Catequista de Adultos

Sem comentários:

Enviar um comentário