sexta-feira, 15 de abril de 2011

Domingo de Ramos na Paixão do Senhor


Aparecendo como homem, humilhou-se ainda mais,
obedecendo até à morte e morte de cruz.
          
Chegámos à Semana Santa, o coração do Ano Litúrgico, e a Igreja convida-nos a contemplar o Amor d’Aquele que nos amou primeiro e deu a sua vida por nós.

Somos chamados a acompanhar os mistérios da paixão, da morte e da ressurreição do Filho de Deus que, “sendo de condição divina, não se valeu da sua igualdade com Deus mas aniquilou-se a si próprio até à morte e morte de cruz”.

Nestes dias não vamos reviver apenas um acontecimento histórico mas celebrar, isto é, tornar presente para nós e na nossa vida concreta, o mistério da Páscoa de Jesus. O Senhor vem ao nosso encontro para actualizar a nossa passagem deste mundo para a vida nova da graça e, por isso mesmo, celebramos a vitória de Jesus sobre o nosso pecado e a nosso morte; celebramos o Bem Supremo que nos arrasta para o dinamismo novo da graça e nos arranca do Egipto do pecado. Experimentamos, nestes dias, a misericórdia de Deus que, na sua grande humildade, nos lava de novo os pés e nos prepara para o Banquete da Vida Eterna.

O Senhor quer comer esta Páscoa contigo, quer estabelecer uma aliança nova e eterna para te introduzir nas alegrias da vida nova. O Senhor quer ressuscitar-te nesta Páscoa, quer derrubar o teu pecado que te atrapalha tanto e não te deixa ser feliz.

Nestes dias não temas acolher o Senhor que te chama da morte à vida, do pecado à graça, da escravidão à verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Vem aí o bom tempo, os feriados… e a tentação de fazer da Páscoa um tempo de lazer e de descanso é grande. Mas o Senhor quer passar por ti e pela tua vida, quer fazer-te participante da vida divina e por isso exorto-te a não desperdiçares esta passagem que o Senhor quer fazer pela tua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário