sexta-feira, 8 de abril de 2011

Domingo V da Quaresma


Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá.
             
Diante da morte somos sempre confrontados com o mistério da existência humana e, como Marta, também nós nos indignamos diante de Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. O diálogo de Jesus com Marta é impressionante e abre-nos para um novo horizonte: “Marta, Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá. Acreditas nisto?”

Este é o coração do Evangelho neste Domingo. “Acreditas nisto?” É como se Jesus te perguntasse hoje: “acreditas que quem vive em Mim nunca morre? Tens feito a experiência de viver em Mim e a partir de Mim?” Muitas vezes encerramo-nos em túmulos fétidos, passamos sonâmbulos por esta vida porque nos deixamos escravizar pelo pecado, perdemos o horizonte da vida eterna e tomamo-nos como critério absoluto da nossa existência: só luto pela minha vontade, só me interesso pelos meus desejos e objectivos. A questão de Jesus torna-se assim decisiva, “acreditas que é possível? Queres experimentar já a Vida?” Como diz o Papa Bento XVI na sua mensagem para a Quaresma deste ano, “privado da luz da fé todo o universo acaba por se fechar num sepulcro sem futuro, sem esperança”.

Quem faz a experiência da ressurreição no dia-a-dia, quem aposta na intimidade com Jesus e se deixa conduzir pela fé, salta do túmulo e prova como Deus é fiel e a Palavra é verdadeira: “Se Cristo está em vós, embora o vosso corpo seja mortal por causa do pecado, o espírito permanece vivo por causa da justiça. Deus que ressuscitou Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós” (Carta aos Romanos). Possamos nós escutar este Domingo a voz de Jesus que nos quer libertar dos túmulos em que nos encerramos e nos diz: “Sai para fora”. Não tenhas medo!

Sem comentários:

Enviar um comentário