sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mensagem do Diálogo do II Domingo do Tempo Comum

Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
                           
A Palavra que a Igreja nos concede este Domingo fala-nos da manifestação de Deus aos homens, presente no Servo de Deus, o Pastor que se faz Cordeiro para nossa salvação. Na profecia de Isaías reconhecemos o Servo do Senhor, escolhido por Deus para levar a Luz da Palavra a todos os homens. Esta Luz das Nações é Cristo, o Cordeiro Imolado, apontado por João Baptista nas margens do Rio Jordão que, com a sua morte e ressurreição, com a oferta da sua vida, introduziu-nos definitivamente no coração do Pai, na intimidade e na alegria do Senhor nosso Deus.

João Baptista reconheceu em Jesus o Ungido de Deus, viu o Senhor e dá testemunho d’Ele, como escutamos no Evangelho. Nós também já O vimos presente na nossa vida, em acontecimentos muito concretos da nossa história vemos como o Senhor passa e transforma, converte, ilumina; na Eucaristia tocamos a própria vida que se oferece a nós e nos alimenta; no perdão dos pecados experimentamos a misericórdia de Deus que não desiste de nós.

Todos os dias somos chamados a reconhecer n’Ele o Cordeiro de Deus que, fazendo a vontade do Pai, restaura em nós a beleza da criação, chamando-nos à comunhão com a Trindade Santa e com os irmãos. N’Ele, O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, temos a possibilidade de amar e experimentar o Amor, de sair das encruzilhadas provocadas pelo nosso pecado.

Voltemo-nos por isso para Jesus e deixemo-nos transformar pela sua Palavra que quer fazer de nós mensageiros, testemunhas das obras de Deus. Como afirma o Papa na recente exortação apostólica sobre a Palavra de Deus, “num mundo que frequentemente sente Deus como supérfluo ou alheio, confessamos como Pedro que  só Ele tem «palavras de vida eterna». Não existe prioridade maior que esta: reabrir ao homem actual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos a vida em abundância” (Verbum Domini, 2).

Que a Virgem Maria, sempre atenta e disponível para acolher a Palavra, nos ajude a seguir o Cordeiro para onde quer que Ele vá e nos chame.

Sem comentários:

Enviar um comentário