sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mensagem do DIálogo do III Domingo do Tempo Comum


Arrependei-vos,
porque está próximo o Reino dos Céus.
             
Cumpre-se hoje no Evangelho a Profecia de Isaías: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou”. E esta luz é o próprio Senhor Jesus que vem ao encontro de cada homem para lhe indicar o caminho da vida. Na verdade, a missão de Jesus é a luz que Deus lança sobre a nossa realidade, que nos desvela não só quem somos mas, sobretudo, para onde caminhamos. Jesus esclarece o mistério do homem e, simultaneamente, mostra a realidade divina, revela o mistério de Deus e alcança-nos a salvação esperada.

Neste sentido, somos chamados a acolher o apelo do Evangelho: “Arrepende-te porque o Reino está perto”. Este convite de Jesus serve de contexto ao chamamento dos primeiros discípulos. Assim, os discípulos de Jesus são também discípulos da conversão, ou seja, querer seguir Jesus significa querer converter-se a Ele e ao seu projecto. A necessidade da conversão (sim, sem Jesus habitamos na região sombria da morte) é uma exigência, uma aposta na transformação que nos permite fazer a descoberta do caminho que nos (re)orienta na missão a que somos chamados.

A urgência da conversão, deixar as redes e o pai que tantas vezes nos atrapalham e nos obscurecem a realidade, corresponde à urgência do amor de Deus que nos quer iluminar, que nos quer vivos. Deixar as redes e o Pai significa deixar as seguranças onde apoiamos a nossa existência, onde firmamos a nossa realidade. Significa olhar para Deus e construir na rocha firme que é a Palavra de Deus, lançar a âncora no amor de Deus que nos sustenta.

Acolhamos este convite de Jesus como que joga tudo no Amor que transforma e que nos quer levar mais longe. Peçamos a Jesus que ilumine verdadeiramente os nossos caminhos e que nos ajude a fazer esta experiência de arriscar tudo n’Ele, a Fonte da vida.        

Sem comentários:

Enviar um comentário