sábado, 8 de janeiro de 2011

Mensagem do Diálogo na Festa do Baptismo do Senhor


Este é o meu Filho muito amado,
no qual pus toda a minha complacência.
                           
Celebramos hoje a Festa do Baptismo do Senhor que inaugura uma nova etapa na vida de Jesus. No mistério da Incarnação, que celebrámos com renovada alegria neste Tempo do Natal, contemplámos a misericórdia de Deus que desceu do Céu para nos levar ao Pai, para se fazer companheiro e amigo dos homens, partilhando a sua vida e fazendo-se presente na nossa história.

Hoje o Senhor desce às águas do Jordão, não porque precise do baptismo de penitência (Ele é igual a nós em tudo, excepto no pecado), mas para se tornar solidário com o nosso pecado, para santificar as águas do baptismo com as quais hoje somos purificados dos nossos pecados, nos aproximamos do mistério do Deus vivo e participamos na filiação divina.

O Prefácio da celebração eucarística deste Domingo ajuda-nos a entrar no mistério do baptismo de Jesus; diz assim: “Senhor Pai Santo, nas águas do rio Jordão, realizastes prodígios admiráveis, para manifestar o mistério do novo Baptismo: do Céu fizestes ouvir uma voz, para que o mundo acreditasse que o vosso Verbo estava no meio dos homens; pelo Espírito Santo, que desceu em figura de pomba, consagrastes Cristo vosso Servo com o óleo da alegria, para que os homens O reconhecessem como o Messias enviado a anunciar a boa nova aos pobres”.

Celebrar o baptismo de Jesus ajuda-nos a olhar para o mistério do nosso baptismo. Nele também nós fomos consagrados, eleitos filhos de Deus, tornámo-nos pertença do Senhor e fomos ungidos com a força do Espírito para participarmos na missão de Jesus.

Que o Senhor venha em nosso auxílio e nos prepare para manifestar ao mundo, com o testemunho da nossa vida, o amor que Deus tem a todos os homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário